Sociologia
A sociologia enquadra-se no âmbito das ciências sociais. Como ciência social, a sociologia diz respeito ao estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um desafio fascinante e ao mesmo tempo difícil, uma vez que o seu objeto de estudo se centra no próprio comportamento dos sujeitos enquanto seres sociais. O campo de ação da sociologia é muito abrangente, pois compreende a análise de encontros entre indivíduos na rua, conversações entre pessoas, estudo de grupos, de organizações e de comunidades e investigação de processos sociais globais.
Sendo a sociologia uma ciência dos comportamentos sociais não deixa, por isso mesmo, de ser uma ciência do humano, pois tudo o que é social é humano, e tudo o que é humano é social. É neste sentido que me interesso pela sociologia, enquanto ciência que estuda a vida humana naquilo que ela tem de social.
Se antigamente se atribuía a origem de certos males sociais a entidades espirituais ou a entidades metafísicas, hoje, pela mão da sociologia, temos conhecimento de que os factos sociais se explicam pelos próprios factos sociais. São exemplo disto as formas de amor, namoro e casamento, a saúde e a doença, o crime e o castigo, o trabalho e o lazer, o individualismo e a solidariedade, a guerra e a paz, o amor e o ódio, etc.
Todos estes processos sociais têm em comum um mecanismo: a comunicação. De facto, a comunicação é o processo social básico da vida em coletividade; sem ela o ser humano não poderia viver, pelo menos com os outros. Pela comunicação os indivíduos conseguem viver em grupos, em comunidades, em organizações e em sociedades mais vastas. Desta forma, estudar a comunicação mais não é do que estudar as formas de relacionamento humano em sociedade.
Por isso, atribuo especial atenção à sociologia da comunicação, como ramo da sociologia que se preocupa com as diferentes configurações de interação humana, quer elas digam respeito às formas comunicacionais especificamente humanas, quer digam respeito àquelas que se servem de meios de comunicação e de informação para entendimento dos atores sociais.